Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

SARA DUARTE

À procura da perfeição

ver aqui um video sobre Sara Duarte

Sara Duarte vai representar Portugal na disciplina de equitação nos próximos Jogos Paralímpicos, que se realizam em Pequim, durante o mês de Setembro.

Tem paralisia cerebral, com 72% de incapacidade permanente, com grandes dificuldades motoras ao nível das pernas, braços e mãos, e ao nível da fala. Começou a praticar equitação com 7 anos de idade. Aos 14 anos, a força de vontade e a paixão pelos cavalos eram tão evidentes que se tomou a decisão de aprofundar a sua aprendizagem, melhorando as suas capacidades.

A partir de 1999, Sara Duarte começou a revelar-se uma potencial atleta de Dressage e João Cardiga levou-a pela primeira vez a uma prova de equitação adaptada. A Dressage – paradressage, no caso de Sara Duarte – é a disciplina mais complexa da equitação; está para a equitação como o ballet clássico está para a dança; fazer dressage é perseguir a perfeição; é chegar à união e comunicação perfeitas entre cavalo e cavaleiro; representa o rigor máximo; a perfeição que se persegue a vida toda.

Sara Duarte monta o Neapolitano, um cavalo com 8 anos oferecido por Artur Carvalho criador de lipizans nos Açores; desde os 3 anos que é continuamente ensinado e treinado por João Pedro Cardigo, de acordo com as especificidades requeridas por Sara Duarte.

publicado por É nisto que somos bons às 11:27
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Sugar & Spice a 30 de Julho de 2008 às 20:57
Quero desejar-vos toda a sorte do mundo, não apenas a vocês mas também a todos os atletas que têm a ousadia de contrariar as contrariedades inerentes ao desporto...
Para mim é um orgulho imenso saber que temos atletas que se qualificaram para os jogos mais importantes da história e só por isso para mim já são vencedores, pois qualificaram-se em certos desportos onde houve muitos atletas a ficarem para trás.
Vou assistir fervorosamente ao jogos torcendo por todos os atletas olímpicos e paraolímpicos, pois vocês vão levar a nossa bandeira até Pequim.
De andreia a 17 de Agosto de 2008 às 20:44
ola Sara força
beijinhos SARA LIVRAMENTO
De Anónimo a 30 de Agosto de 2008 às 19:03
Obrigada SARA.
Tu também és um grande talento. Como vai a tua pintura?
Para quem não sabe, a Sara Livramento é, tal como eu, portadora de paralisia cerebral, por sinal com uma incapacidade maior que a minha, mas isso não a impediu de se expressar da maneira mais brilhante - a pintura.
A Sara fez já várias exposições. Conheçam-na melhor, via net, porque sei que ela tem um Blog.

Força Sara!!
Toda a gente do CEJC te admira e tem saudades tuas!
De Maria das Neves a 22 de Agosto de 2008 às 13:25
A Sara esta neste momento em Aachen na quarentena/estagio com o seu cavalo e o seu treinador.

O trio agradece as palavras de incentivo e de apoio.

Fica a promessa a todos de que "iremos dar tudo o que temos para dignificar esta modalidade e em especial defender a nossa bandeira".
obrigada a todos pelo apoio
De Joäo Cardiga a 22 de Agosto de 2008 às 13:42
Hoje, sexta feira, estamos a terminar a primeira semana de estagio.
Como sempre encontramo-nos com o Neapolitano pelas 9 horas da manhä. Damos-lhe a paparoca e enquanto ele come, fazemos o nosso aquecimento fisico. O centro hipico de Aachen tem excelentes condicöes. O relvado serve as mil maravilhas de tapete, para uma boa corrida e alguns exercicios.
Depois, vamos aparelhar o nosso companheiro e preparamo-nos para o trabalho da manhä.
O Joao Pedro (treinador, comeca pelo aquecimento e um pouco de ensino tecnico. equilibrio, melhoria de andamentos, musculacäo, etc.. Segue-se o treino da SARA com a correccÄo de todos os pormenores.
Enquanto dura o trabalho dos cavaleiros os ajudantes (felizmente temos muitos), andam de pa e vassoura em punho, sempre atentos a KAKA que o cavalo vai fazendo. E obrigatorio deixar os picadeiros todos limpinhos. Cada um devera apanhar as suas kakas. O nosso Neapolitano faz sempre tres vezes.
Apos o trabalho matinal, segue-se a banhoca e todos estäo prontos para um merecido almoco.

La pelas 16h00, voltamos ao trabalho. Desta vez, inverte-se a ordem. primeiro monta a SARA e sö depois o Joäo Pedro.
O trabalho tem corrido muito bem, ate jä recebemos alguns elogios.

Sempre que houver novidades daremos noticias.
De Catarina Alves a 1 de Setembro de 2008 às 19:15
Olá João,

Quero desejar muito sucesso para toda a equipa que acompanha a Sara.

Estou à tua espera, pois não quero ter aulas em grupo, será que posso continuar contigo?

P.S. Cuidado não pises a Kaka (apesar de dizerem que dá sorte!)

Beijinhos

Catarina Alves
(tua aluna e irmã do Afonso)
De Catarina Simões a 1 de Setembro de 2008 às 22:50
Olá Sara,

Quero-te desejar a maior sorte do Mundo..Eu sei que tu vais fazer o melhor que sabes e acima de tudo sempre com um sorriso nos lábios que distingue de todos os outros cavaleiros...
Ah é verdade o Francisquinho está a mandar um grande beijinho de boa Sorte..

Beijinhos
Catarina Simões
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Sara, <BR><BR>Quero-te desejar a maior sorte do Mundo..Eu sei que tu vais fazer o melhor que sabes e acima de tudo sempre com um sorriso nos lábios que distingue de todos os outros cavaleiros... <BR>Ah é verdade o Francisquinho está a mandar um grande beijinho de boa Sorte.. <BR><BR>Beijinhos <BR>Catarina Simões <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Francisquinho</A> 21
De Stork a 7 de Setembro de 2008 às 12:27
Olá Sara,
Que maravilha saber como são as tuas rotinas diárias e o esforço e empenho que depositas em cada uma delas. É bom saber que temos uma atleta de equitação assim tão magnífica. Vamos todos torcer muito por ti nestes Jogos e é com muita alegria que sei que tens gente a torcer muito por ti todos os dias da tua vida. És um orgulho para todos os portugueses.
Muita força nas tuas provas!
Beijinhos.
De Stork a 7 de Setembro de 2008 às 12:29
É verdade... tens um blog onde mostras os teus trabalhos de pintura. Que interessante. Qual é o site do blog? Estou com muita curiosidade!
Beijinhos.

Comentar post

Para que serve este blog?

- recolher mensagens, comentários e opiniões de atletas, amigos, adeptos e de todos os que querem apoiar a paticipação dos portugueses nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008.

Galp Energia apoia Missão Paralímpica Portuguesa 2008

A Galp Energia é o patrocinador principal da Missão Paralímpica Portuguesa, contribuindo para a divulgação pública dos valores expressos pelo desporto e pelo desempenho destes atletas, que são um exemplo de força de vontade, persistência, luta contra as adversidades e dedicação.

tags

todas as tags


Campanha Super Atleta

Arquivo

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Subscrever feeds